Sabemos que o carro perde potência quando ligamos o ar-condicionado e essa perda pode variar entre 7,5 e 15 cv. Porém, o consumo de potência depende de fatores ligados ao motor do carro e também a potência do sistema de ar-condicionado.

Essa perda de potência pode ser atenuada nas acelerações para maximizar a disponibilidade de potência para uso no deslocamento. Assim, o carro, automaticamente, desativa o compressor do ar-condicionado e libera mais potência, melhorando o desempenho.

Alguns modelos de carro possuem um compressor de ar-condicionado com deslocamento variável, que ajusta a carga do ar-condicionado, para economizar combustível. Ele adapta o volume de gás comprimido, conforme a necessidade do sistema.

Há ainda, o caso em que o compressor tem acionamento elétrico e não eletromecânico, e não rouba potência alguma do motor.

Quando o carro tem compressor com deslocamento variável, a temperatura pode influenciar no quanto de potência o sistema rouba do motor. No caso de carros com o sistema convencional, o compressor será acionado ou desacoplado conforme a temperatura da cabine. Porém, a velocidade do ar nunca influencia na potência ou no consumo.

E, sim! Ao desligar o ar-condicionado o ganho de potência é imediato. Mas, se você desligar o ar-condicionado e abrir as janelas, dependendo da velocidade que o carro estiver, o arrasto aerodinâmico pode não compensar o pequeno ganho de potência.

Com informações de Fábio Black, da Quatro Rodas