Mesmo sendo uma tarefa simples e muito importante, a maioria das pessoas não calibram os pneus do carro semanalmente, com a pressão indicada pelo fabricante do veículo, que normalmente dispõe essa informação no manual do proprietário.
Dirigir com os pneus abaixo da pressão ideal pode comprometer o desempenho do veículo, aumentar o consumo de combustível e comprometer a estabilidade, consequentemente a segurança.
Os pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível, em média, de 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos, segundo especialistas. Estudos da NHTSA, órgão de segurança do trânsito dos Estados Unidos, demonstram que ao rodar com pneus sub inflados ou gastos, aumenta a chance de acidente em até três vezes. Isso porque os pneus murchos afetam diretamente a frenagem, fazendo o carro se arrastar mais do que deveria.
Porém, pneus muito inflados também podem ser um problema. O desgaste fica irregular, mais suscetíveis a furos e com a capacidade de frenagem, dirigibilidade e estabilidade em curvas reduzidas. Além do conforto, já que o carro tende a pular mais, afetando o trabalho da suspensão e, por consequência, a vida de quem está dentro do carro.
DICAS PARA CALIBRAR O PNEU DE FORMA CORRETA:
– Procure calibrar sempre com os pneus frios.
– Siga a recomendação do fabricante e lembre-se de que a pressão não é única. Ela varia conforme o uso.
– Calibre os pneus uma vez por semana.
– Lembre-se de calibrar o estepe.
Com informações de Fernando Pedroso, do Autoo.