Com a forte onda de calor, além dos riscos à saúde, o carro e o celular também podem sofrer. Então, antes de sair de casa, não esqueça do protetor solar (a partir do fator 30) e dos óculos escuros de qualidade. Ambos vão filtrar os raios UVA e UVB que podem entrar no veículo enquanto você dirige. Não esqueça de repetir a aplicação do protetor a cada duas horas.

Para proteger o carro, principalmente os plásticos internos, como os do painel e das portas, o ideal é ter uma película nos vidros, dentro da legislação atual, que está em vigor desde 2 de janeiro de 2023. Ela diz que a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% no para-brisa incolor, 70% no para-brisa colorido, 70% nas janelas das portas da frente, 28% nos demais vidros (janelas laterais traseiras e vidro traseiro) indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Outro ponto importante e que merece atenção, é o celular. Evite deixar o aparelho no painel do carro, principalmente ao usar aplicativos que utilizem o senso de GPS e se ele estiver conectado para carregar. Escolha suporte que possam deixa-lo na direção do ar-condicionado e evite ficar com vários aplicativo abertos.

Com informações de Carlos Guimarães, do Autoo.