Para que o motor a combustão funcione, algumas peças são fundamentais e todas precisam estar em sincronia para que o veículo se movimente. E uma delas é o virabrequim.
O virabrequim também é conhecido como árvore ou eixo de manivela. É uma peça fica na parte de baixo do bloco, logo acima do cárter. Ele é o eixo principal do motor, que interliga todas as manivelas das bielas de cada pistão e que, junto ao volante de inércia, mantém a rotação estável do motor. Ele é apoiado em diversos mancais de lubrificação hidrodinâmicas muito precisas.
O seu funcionamento é basicamente o mesmo para diversos tipos de carros, o que muda geralmente é o número de cilindros e o posicionamento deles, sendo mais comum o cruzado em motores americanos e o plano nos europeus.
A explosão da mistura de ar e combustível gera o movimento vertical dos pistões, que empurram as bielas para baixo, em movimentos alternados de dois em dois, ou seja, enquanto uma dupla de pistões está descendo, a outra está subindo para gerar o outro ciclo.
O virabrequim gira em torno de si mesmo, transformando o movimento vertical das bielas, em rotação e como uma das suas pontas está ligada ao volante do motor, ela transmite esse movimento circular para as rodas, que movimenta o carro.
A outra ponta do virabrequim está ligada a correia dentada do motor, ou a corrente, dependendo do modelo e com esse movimento circular, aciona os comandos de válvula, que também são essenciais para o funcionamento do motor.
A peça também é responsável por acionar a correia de acessórios e normalmente está ligada a equipamentos como o compressor do ar-condicionado e a bomba d’água do sistema de refrigeração do motor.
Com informações do Autoesporte.