Radares, sensores, sistemas de monitoramento, telas multimídias, entre tantos outros equipamentos eletrônicos que fazem parte de um veículo tornam a bateria um item cada vez mais importante.
O tempo de uso de uma bateria pode variar entre dois e três anos, mesmo que venha de fábrica. Mas esse tempo pode variar conforme a rotina de uso do veículo. E muitas vezes o motorista não se dá conta disso e acaba tendo problemas.
Porém, alguns cuidados podem prolongar a vida útil da bateria, como por exemplo, não deixar o carro parado por muito tempo. O ideal é que a cada 15 dias eles fique ligado por pelo menos cinco minutos, a fim de dar uma carga adicional e movimentar o conjunto mecânico.
O proprietário também deve ficar atento a luz de aquecimento do motor no painel e manter o reservatório de partida a frio, sempre cheio e abastecido com gasolina Premium, que tem um prazo de validade de aproximadamente 12 meses, enquanto a convencional vence em apenas três meses. Dessa maneira, o desgaste da bateria ao ligar o veículo, principalmente em dias frios, diminui.
Por último, evite instalar alarmes que não sejam originais de fábrica, eles consomem muita bateria e esgotam, rapidamente, a sua vida útil.
Com informações de Vinicius Montoia, do Autoo.