Certamente você já esteve no trânsito durante uma tempestade e pensou na possibilidade de o carro ser atingido por um raio. Principalmente se o rádio ou a central multimídia estiverem ligados.

Porém, é mito que o rádio ou a central multimídia possam facilitar que um carro seja atingido por um raio, já que os modelos atuais não possuem mais as antenas telescópicas, que até poderiam conduzir energia para dentro do habitáculo caso um raio caísse no carro ou por perto. Mas isso ocorria independentemente de estarem ligadas ou não.

Os Spark Gaps são uma proteção veicular para que a alta carga de energia do raio não danifique os componentes eletrônicos. São condutores, instalados a uma determinada distância, que fazem com que o arco do campo elétrico “salte” e não danifique os equipamentos elétricos.

Para os ocupantes, o carro é uma proteção, pois o corpo metálico da carroceria funciona com uma gaiola, que na física, é chamada de Faraday, ou seja, quando um corpo tem a superfície eletrificada, ele consegue manter o seu núcleo com carga nula.

Ou seja, mesmo que a carroceria esteja eletrificada, os ocupantes não absorvem a descarga elétrica. Por esse motivo, não devem sair do carro, já que a superfície ainda pode estar eletrificada, o que poderia causar choque nas pessoas.

Com informações de Emily Nery