Economizar combustível é sempre muito bom e para quem depende do carro para trabalhar, é fundamental! Uma atitude simples para isso, é manter os pneus calibrados. O consumo pode aumentar até 20% caso eles estejam descalibrados. Podendo chegar a 50% se os quatros pneus estiverem murchos e o veículo transportar muito peso.

O consumo de combustível aumenta, já que o motor precisa fazer mais força para colocar o carro em movimento, pois o atrito dos pneus com o asfalto é maior, principalmente nos congestionamentos das grandes cidades.

Além do aumento de consumo, manter os pneus descalibrados causa danos à suspensão em geral, rodas, rolamentos, entre outras peças, incluindo o próprio pneu, que desgasta mais rápido.

Com a calibragem abaixo da correta, o veículo passa a puxar o volante para a direita em linha reta e também nas frenagens, e em curvas mais fechadas, a carroceria também pode sofrer uma leve inclinação.

Calibre os pneus com frequência, uma vez por semana ou a cada 15 dias, mas lembre-se que eles precisam estar frios. Então, o ideal é que a calibragem seja feita pela manhã e no posto mais próximo.

Preste muita atenção as libras de cada pneu, pois calibrar acima do recomendado pelas fabricantes também é errado. O pneu se desgasta de maneira irregular e acentuada na região central, reduzindo a área de contato com o solo e afetando diretamente a segurança do veículo.

Com informações de Marcelo Monegato, do Auto Esporte.