Sabemos que o preço dos combustíveis está muito alto, mas buscar alternativas em postos com preços mais atraentes pode ser perigoso, já que a gasolina e o etanol podem estar adulterados.
Produtos químicos como a nafta petroquímica ou até mesmo a água, são usados para “batizar” os combustíveis e podem causar diversos problemas para o veículo, como o desgaste prematuro de alguns componentes ou até mesmo a quebra do motor.
Quando são usados solventes, as borrachas e os anéis de vedação são os mais afetados, ressecando e até causando vazamentos. O óleo lubrificante do motor também perde suas características, precisando ser trocado antes do tempo previsto.
Bem menos usado, mas ainda presente, é o ferroceno, um produto metálico que fica acumulado no eletrodo da vela, prejudicando o funcionamento dos bicos injetores.
Quando o combustível está adulterado, o carro perde performance, principalmente nas acelerações e retomadas, que ficam mais lentes. Além do aumento no consumo de combustível e demora para o motor funcionar ao dar partida e vibração acima da média.
Com informações de Marcelo Monegato, do Auto Esporte.