Os carros autônomos possuem sistema com diversos níveis de atuação, que chegam até a dispensar a atenção do motorista. Mas, tirar as mãos do volante, mesmo com o piloto automático conduzindo o veículo, pode dar multa?
Conforme o Centro Educacional de Valorização do Trânsito (Cevat) essa inovação tecnológica não está prevista na legislação de trânsito brasileira, que considera infração o motorista tirar as mãos no volante enquanto dirige.
No Código Brasileiro de Trânsito (CTB) é proibido, inclusive, o uso de apenas uma das mãos. Essa ação só é permitida em caso de fazer sinal, mudar de marcha ou acionar equipamentos do veículo, seguindo o que está descrito no artigo 252, inciso V. Essa é uma infração média, que acarreta quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13.
Os assistentes de direção semi-autônoma estão cada vez mais presentes nos veículos, e com seus sensores, eles conseguem se guiar pelas faixas, pelos radares, evitar colisão e ativar a frenagem de emergência, porém, são incapazes de reconhecer situações do trânsito para configurar uma condução autônoma.
E até mesmo, em carros com sistemas mais precisos, caso o motorista fique muito tempo sem alguma das mãos no volante, o carro desliga ou freia.
Com informações de Leonardo Barboza, da Quatro Rodas.