Para um carro elétrico carregar outro ele precisa estar preparado para isso. As montadoras, como a Nissan, já estão pensando em garantir uma carga extra, porém, com outro objetivo. O Leaf, de autonomia estendida, pode fornecer energia para uma casa pequena por até quatro dias.

Por meio de um processo chamado recarga bidirecional, o veículo poderá receber e fornecer energia, como se fosse um power bank, aquelas baterias portáteis, que usamos para recarregar celular na rua. E a ideia das montadoras é que eles sejam uma alternativa, para garantir energia para residências, em caso de apagão.

Se eles podem fornecer energia para uma residência, também poderiam carregar outro elétrico, mas a eficiência é baixa, já que o sistema bidirecional tem corrente e tensão limitados, o que o torna muito lento e com a perda de energia que ocorre, o veículo fornecedor estaria descarregado antes mesmo de completar o outro.

Se fosse usada uma recarga bidirecional de alta tensão e por corrente direta, o processo seria mais acelerado, entretanto, veículo seria mais exigido e ele ficaria mais pesado. Além da bateria, que poderia ser prejudicada por conta da velocidade em que iria descarregar.

Com informações de Rodrigo Ribeiro, do Auto Esporte.