O radiador é utilizado nos carros elétricos para esfriar a bateria e os inversores do sistema de alta tensão.  Da mesma maneira que o celular esquenta quando está sendo carregado ou em uso por muito tempo, nos carros elétricos a bateria esquenta em situações como acelerações e frenagens, que são momentos em que o motor envia uma grande quantidade de energia para o acumulador.

O aquecimento também ocorre durante as recargas, principalmente as rápidas, acima de 50 kWh. Por isso, muitos elétricos fazerem alguns ruídos quando são ligados a esses aparelhos. É o sistema de refrigeração das baterias, que, mesmo com o carro desligado, funciona.

Alguns modelos usam baterias de íon-lítio, que são extremamente sensíveis às variações de temperatura e que por conta disso, utilizam um sistema de arrefecimento similar ao dos motores convencionais.

Outros modelos usam baterias refrigeradas a ar, que reduz a demanda do circuito de arrefecimento, porém, prejudica a capacidade dos acumuladores de serem carregados rapidamente e ainda podem interferir, negativamente, na vida útil da bateria.

Com informações de Rodrigo Ribeiro, do Auto Esporte.