Com as mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado e que conforme o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pretendem deixar a deixar a legislação menos burocrática e mais rigorosa, está liberada a conversão à direita mesmo quando o sinal estiver vermelho.

A conversão não pode ser feita em todos os cruzamentos, apenas onde tiver uma placa permitindo a manobra. Porém, essa sinalização ainda não existe oficialmente e deve ser instalada pelo Detran.

Em países como o Canadá e alguns estados dos Estados Unidos, essa medida é comum e tem como tem como objetivo desafogar o trânsito.

Vale lembrar, que se tiver pedestre atravessando a via, a preferência será sempre dele e o motorista deve checar a sinalização e ficar atento antes de fazer o movimento, já que pode ser uma ação perigosa em vias muito movimentadas.

Se o motorista fizer a conversão no sinal vermelho, em um cruzamento que não tenha a sinalização, ele estará cometendo uma infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47.

Com informações do Auto Esporte