Este travamento ocorre por meio de um sistema simples, que não depende de energia ou controles eletrônicos, para garantir a segurança dos ocupantes, os mantendo presos ao banco durante um capotamento.
O sistema contém travas, molas e esferas que ficam embutidas no mecanismo de retração do cinto, posicionado na coluna ou no banco, e que bloqueia a cinta quando ocorre um movimento brusco ou muito rápido e quando o veículo fica excessivamente inclinado.
Caso isso ocorra em uma ladeira, basta aguardar o veículo ficar em uma posição menos inclinada, que ele irá destravar automaticamente.
Esse sistema não deve ser confundido com o pré-tensionador, que geralmente está atrelado ao airbag. Nele, uma pequena esfera ou projétil presa a um cabo é disparado para retrair o cinto durante a colisão e reduzir eventuais folgas entre a fita e o corpo do passageiro.
Em carros mais completos, ainda existe um outro mecanismo, em que um motor elétrico puxa, gentilmente o cinto, após ele ser afivelado, para tirar folgas e apertar a fita contra o corpo.
Com informações de Rodrigo Ribeiro, do Auto Esporte.