Uma parceria mundial entre a Ford e o Google vai criar novas tecnologias de conectividade nos carros, acelerando a transformação digital da montadora e reinventando a experiência a bordo dos veículos. Serão desde aplicativos, até complexos sistemas baseados em inteligência artificial.
Já é tendência na indústria automobilística esse tipo de parceria, que permite cada empresa cuidar da sua especialidade. A Ford faz os carros e o Google, a rede de dados e a interface de interação com os usuários, incluindo sistema de voz, mapas, entre outros.
No fim desde ano a Ford irá adotar o Sistema Android Auto como padrão, uma plataforma do Google, que a partir de 2023 já estará em todos os carros da marca. O Google Cloud também será o provedor de nuvem oficial da Ford, permitindo utilizar todos os serviços disponíveis, como: Google Assistente, Mapas e a loja virtual de aplicativos Play. Assim, os dados de cada usuário poderão ser integrados ao veículo.
Mas a parceria não acaba por aí. As empresas também trarão novidades para o varejo, que ajudará a Ford a vender carros e se comunicar com lojistas e clientes, permitindo, por exemplo, que a montadora envie alertas e mensagens em tempo real, avisando sobre uma revisão ou recall.
Com informações do Jornal do Carro / Estadão e imagem de divulgação da Ford