As empresas Porsche e Siemens Energy, junto com o governo alemão, construirão a primeira fábrica para a produção de combustível sintético, feito apenas de água e ar.
A refinaria sustentável será no Chile, por conta das boas condições para parques eólicos, que fornecerão eletricidade limpa para abastecer a indústria química, que iniciará suas atividades em 2022.
A água do oceano será decomposta em hidrogênio e oxigênio, e o empreendimento absorverá dióxido de carbono da atmosfera. Essa tecnologia será fornecida aos parceiros pela petrolífera ExxonMobil e a Porsche, que está investindo US$ 20 milhões na fábrica, será a principal compradora.
Ao queimar combustíveis sintéticos, dióxido de carbono e vapor d’água são emitidos para a atmosfera, na mesma quantidade em que são absorvidos durante a produção. Ou seja, nenhum dano é causado ao meio ambiente, se tornando uma alternativa viável aos veículos elétricos.
O objetivo é produzir logo no primeiro ano 130 mil litros de combustível sintético, chegando aos 55 milhões por ano, em 2024, e 550 milhões de litros em 2026.
Com informações da InsideEVs, por Sergey Ivanov e traduzido por Julio Cesar.