Após todo esse período de distanciamento social, causado pela pandemia do Coronavírus, é preciso ficar atento a um dos componentes vitais de um automóvel, o lubrificante do motor. Mas é indicado trocar o óleo no posto de gasolina?

No Manual do Proprietário a recomendação sempre será para fazer as trocas em uma concessionária autorizada, conforme o cronograma específico de cada carro, que normalmente é a cada seis meses ou 10 mil quilômetros rodado, o que chegar primeiro.

Porém, muitas pessoas só seguem essa recomendação até o final da garantia e depois optam por oficinas particulares e até mesmo postos de combustíveis. O que não é errado e nem é um problema, contanto que você escolha lugares de confiança. Dessa maneira, fica mais barato, já que não entram outros serviços que as concessionárias colocam no atendimento de revisão, como limpeza e lubrificações.

Na hora de escolher o óleo, siga as recomendações do Manual do Proprietário ou procure o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da fabricante do seu automóvel, para tirar qualquer dúvida.

Troque o óleo todo e não apenas preencha o reservatório, para não misturar o velho com o novo, correndo o risco de contaminar o reservatório. Também não misture óleo mineral com sintético.

Escolha a troca por sucção feita pelo bujão do cárter, já que a sucção feita pela vareta que mede o nível do óleo exige mais cuidado, já que pode deixar uma quantidade de óleo antigo no reservatório, que vai contaminar o novo.

Outro ponto importante é que o óleo não precisa de aditivo. Além de sair mais caro, ainda compromete as propriedades originais de lubrificação do óleo, que já carrega consigo aditivos naturais, estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Além de trocar o óleo, também é recomendado trocar o filtro de óleo, para evitar contaminar o lubrificante novo com resíduos existentes na peça antiga. E lembre-se sempre de pedir para que que o bujão – o parafuso que fecha o dreno do cárter de óleo – seja fixado corretamente, evitando vazamento.

Com informações do Webmotors