A melhor maneira de economizar combustível é utilizando as marchas corretamente. Mas se você não estiver preocupado com a segurança, nem desejar conforto, desligue o ar-condicionado e a economia será ainda maior. Já, que na maioria dos carros, não ocorre uma grande diferença, tanto no consumo, quanto na potência, se a temperatura ou velocidade do ventilador, forem alteradas.

Quando se eleva a temperatura, apenas a proporção da mistura de ar quente com a de ar frio, que é modificada. O trabalho do compressor, que o responsável pelo pequeno aumento do consumo, será o mesmo e exigirá a mesma carga de força produzida pelo motor.

Em carros com o sistema automático, na função “Auto”, é possível desacoplar o compressor momentaneamente, quando a temperatura ideal é atingida, porém, a diferença de consumo é mínima.

A economia só é considerável em carros com compressor de ar-condicionado com deslocamento variável, que adapta o volume de gás comprimido à necessidade do sistema de ar-condicionado, evitando que o compressor precise ser ligado e desligado e estabilizando a temperatura.

Com informações da Quatro Rodas