Após um mês de paralisação por conta da pandemia do Coronavírus, as fabricantes de automóveis Renault e BMW foram as primeiras a retornarem suas atividades, junto com a Volkswagen e Scania que retornaram a produção de caminhões e ônibus.
A BMW informou, em nota, que diversas medidas de proteção estão sendo tomadas para manter a segurança dos seus colaboradores que trabalham na fábrica de Araquari (SC). Entre elas, kits de máscaras, distanciamento, reforço na higiene, além do transporte dos funcionários, que é feito por um ônibus exclusivo da BMW, que tem lugares marcados e constante higienização. A marca ressalta que os funcionários do grupo de risco continuam afastados.
A fábrica de Renault, de São José dos Pinhais (PR), também voltou a produzir com um rígido protocolo de segurança, que foi adotado para combater o Coronavírus, porém, os procedimentos não foram detalhados. Os colaboradores que integram o setor administrativo, continuam trabalhando de casa.
Entretanto, houve um desacordo entre a fabricante e o sindicato local para suspensão temporária de contratos e reduções de jornadas e salários, apoiadas pela Medida Provisória 936 do Governo Federal.
Com informações do Auto Esporte / G1.