O Maranhão foi o primeiro estado brasileiro a receber o Saf’ir Evolution, um novo bafômetro que possui tecnologia infravermelho e promete detectar se as partículas de álcool são referentes ao consumo de bebidas alcoólicas ou não.

Conforme Ubiratan Júnior, diretor da Orbitae, o equipamento diferencia o ar que está nos pulmões, daquele que está apenas na boca, o que evita um falso positivo no caso de alguma pessoa que tenha comido um bombom com licor ou usado exaguante bucal à base de álcool.

O bafômetro, além de ser mais preciso, também permite que sejam feitos 200.000 testes por ano e já é utilizado na Espanha, Estados Unidos, Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai.

O equipamento foi enviado ao Maranhão por conta das ações educativas que o Detran do Estado promove em relação a Lei Seca. Lembrando que a tolerância do bafômetro é de 0,05 grama por litro de sangue e que a multa é de R$ 2.934,70. Em caso de lesão corporal grave ou gravíssima, a condenação varia entre dois e cinco anos. As fianças só podem ser aplicadas por juízes e não mais por delegados.

Com informações da Quatro Rodas e imagem de reprodução da Alcolock.