Atualmente, são poucos os cuidados que os motoristas precisam ter em relação à manutenção dos carros, calibrar os pneus e encher o reservatório de água do limpador do para-brisa são alguns deles.
Pensando em diminuir ainda mais essa lista, a Continental desenvolveu um pneu capaz de se autocalibrar, que faz parte de um sistema batizado de C.A.R.E. (Connected, Autonomous, Reliable e Electrified, ou conectado, autônomo, confiável e eletrificado), que inclui uma roda desenvolvida para ele.
Para produzir o ar que vai manter a calibração, o sistema utiliza uma bomba, que é acionada por força centrífuga, gerada pelo movimento da roda e esse ar bomba fica acondicionado, comprimido, em um reservatório.
Quando o sistema detecta que o pneu precisa de pressão, o reservatório libera o ar na quantidade exata, além de também de variar a pressão ao reconhecer mudanças nas condições de rodagem, como temperatura, velocidade e carga.
Tudo é monitorado por diferentes tipos de sensores na banda de rodagem e caso seja necessária alguma mudança, eles enviam as informações para a central, que ajusta a pressão.
Os pneus são os pontos de contato de carro com piso, por isso, são tão importantes e rodar com a pressão incorreta pode causar problemas como, o aumento do consumo do combustível e das emissões, a redução da vida útil do pneu e principalmente, o comprometimento da dirigibilidade e segurança do veículo.
Com informações da Quatro Rodas e imagem de divulgação da Continental.