Com a popularização das redes sociais, notícias sensacionalistas sobre o segmento automotivo têm circulado com certa frequência nos últimos tempos e, na maioria das vezes, vêm acompanhadas de fatos distorcidos ou fundamentalmente mentirosos, como é o caso do suposto fim das autoescolas no Brasil.

O assunto é tratado em tom alarmista e tido até mesmo como “já confirmado”, mas tudo não passa de mais uma fake news. Só no TikTok, um dos vídeos sobre o assunto já conta com quase 700 mil visualizações e mais de 650 comentários.

A informação incorreta toma como base o projeto de lei n° 6.485/2019, que visava acabar com a obrigatoriedade da frequência dos alunos nas aulas teóricas e práticas dos Centros de Formação de Condutores (CFC), mas não propunha o fim deles, que continuariam existindo normalmente para quem quisesse frequentá-los.

Porém, no site do Congresso Nacional, o texto consta como arquivado pela secretaria legislativa do Senado desde 2022 e as demais fases para a aprovação constam como canceladas.

Diversos projetos de lei propõem tornar facultativa a formação em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que hoje é obrigatório. Entretanto, nenhum deles prevê o fim dos estabelecimentos. Apesar do tom sensacionalista e da fácil disseminação nas redes, a extinção das autoescolas no Brasil é mero boato.

Com informações de Dyogo Fagundes, do Autoesporte