Na sexta-feira passada, dia 21, foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um direito garantido também às pessoas com deficiência, seja ela motora ou intelectual.
Quando falamos em pessoas com Síndrome de Down, há apenas cinco motoristas habilitados com essa condição no Brasil e a informação foi levantada pelo Instituto Mano Down. A primeira foi a influenciadora digital e palestrante Laura Simões, de 24 anos. A conquista veio em 2020, quando ela tinha 19 anos.
A criadora de conteúdo, que compartilha a vida com 86,6 mil seguidores em seu perfil no Instagram, publicou um vídeo em que conta sobre o processo para se tornar habilitada. Ela afirmou que nas clínicas do Detran não sofreu capacitismo, preconceito e não teve facilitação.
Na postagem, que já atingiu mais de 1 milhão de pessoas, Laura comenta ainda, que na época os pais checaram a legislação para confirmar se era permitido que um cidadão com trissomia do cromossomo 21 (T21) solicitasse o documento. De fato, a prerrogativa é garantida pela Resolução 267 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da comprovação de aptidão física e mental e realização de avaliação psicológica.
Outro motorista é o João Vitor de Paiva Bittencourt, primeiro conselheiro jovem da Unicef com T21, que compartilhou em seu perfil no Instagram, em janeiro deste ano, um pouco desse processo quando estava prestes a concluir todas as etapas e conquistar a CNH.
Vale dizer que Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Brasil tem registro de mais de 78 milhões de habilitações. Quanto aos cidadãos com deficiência, estes compreendem 45 milhões de brasileiros, segundo o Datafolha. Esse número equivale a 20% da população. Globalmente, o público PCD economicamente ativo chega a 1 bilhão.
Já a população brasileira com Síndrome de Down corresponde a 300 mil pessoas, segundo o último Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com informações de Júlia Maria Toledo e André Schaun, do Autoesporte e foto de reprodução do Instagram de Laura Simões (@lauraanormal).