Nas redes sociais está circulando uma nova alternativa para fixar a placa do veículo, chamada de “placa delete”, que é presa por imãs e não por parafusos, o que evitaria furar a chapa de metal e deixa o visual mais bonito. Porém, essa alternativa oferece riscos e é totalmente ilegal.

As placas no padrão Mercosul não são mais fixadas com o lacre, o que já facilita a remoção da peça pelos criminosos e a legislação brasileira, regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é rígida em relação à fixação das placas. Para serem homologadas, as placas devem ser instaladas de maneira que não possam ser removidas sem o uso de ferramentas, como explica o Artigo 115 do CTB.

Caso o motorista seja flagrado utilizando a “placa delete”, ele está sujeito a multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em alguns casos, o veículo pode ser retido até que a situação seja regularizada.

O fato das placas serem fixadas apenas com imã, oferece riscos, já que ela pode se desprender do carro com maior facilidade e atingir outros veículos e pedestres que circulam pela via.

Com informações de Ana Carolina Bilatto, do Autoesporte.