O carro elétrico tem diversas vantagens, entre elas, economia com combustível, não poluir enquanto roda e uma manutenção mais barata, já que o motor não tem fluídos e componentes que precisam ser substituídos.

O motor é menos complexo e possui menos peças em seu conjunto mecânico, são aproximadamente 40 peças contra 400 de um carro a combustão. No carro elétrico não existe filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio, bielas, virabrequim, nem filtros, bomba de combustível, velas e correias. .

Isso faz com que a revisão seja mais barata, menos complexa e mais rápida de ser realizada. Entre os procedimentos realizados estão a inspeção das portas de carregamento e dos rotores, bem como a análise do estado da suspensão.

A bateria passa por uma análise do uso e do estado de conservação. Por fim, peças como amortecedores, pastilhas de freio, fechaduras e filtro de ar-condicionado também são vistoriados antes de o veículo ser devolvido ao proprietário.

O nível de desgaste de algumas partes e componentes é bastante reduzido em um carro elétrico. Apenas os pneus podem apresentar desgaste mais acentuado do que um modelo similar, movido a combustão, pois o carro elétrico entrega mais torque e o veículo é mais pesado por conta da presença das baterias.

Com informações de Vitor Matsubara, do Autoesporte.