Um novo golpe começou a circular no Brasil nos últimos dias e a mensagem, geralmente recebida via WhatsApp, SMS ou e-mail, alerta para a cassação ou suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Conforme informações da Associação Nacional dos Detran (AND), já foram registradas mensagens em 18, das 27 Unidades Federativas Nacionais.
As mensagens recebidas sempre direcionam a vítima para o link de um site falso, que imita o portal do Governo Federal e pede que o usuário insira o número do seu CPF para acessar a conta.
Em seguida, é possível ver informações pessoais, como nome completo dos pais e da vítima, além de avisos que “confirmam” a falsa suspensão da CNH. Dessa forma, o condutor é orientado a realizar o pagamento de uma taxa até determinado prazo, para evitar que seu direito de dirigir seja interrompido.
O pagamento é feito por meio de boletos falsos, QR Code ou código de uma chave PIX que nada têm a ver com os órgãos oficiais de trânsito brasileiros. Até o momento, os valores do golpe variam entre R$ 99 e R$ 193.
A AND afirma que nenhum órgão oficial de trânsito solicita pagamentos ou dados por SMS e que notificações, relacionadas às infrações autuadas são feitas pelos canais oficiais dos Detran estaduais ou por correspondências enviadas pelos Correios, com código de barras para pagamento e devidamente identificadas na modalidade de Aviso de Recebimento (AR). Importante frisar que o QR Code só é gerado pelo site oficial do Detran.
Uma forma de saber que a mensagem direciona para um site falso é observar a URL: ser não tiver o domínio “gov.br”, não pertence a um órgão oficial de trânsito. Em caso de dúvida, é possível consultar os canais oficiais ou entrar em contato com o Departamento de Trânsito do seu estado para verificar a veracidade das informações.
Com informações de Gabriely Rodrigues e Leonardo Felix, do Autoesporte.