Pensando em manter a segurança do seu veículo, muito motoristas contratam seguros e rastreadores, que aumentam as chances de encontrar o carro roubado ou furtado, por meio de sinal GPS.

O rastreador também pode bloquear o funcionamento do veículo de qualquer lugar, apenas conectado à internet ou por meio de mensagem SMS. Porém, algumas montadoras não aceitam a instalação desse tipo de equipamento e com isso, o dono pode perder a garantia.

A justificativa se dá pelo fato de que para bloquear o veículo é necessário intervir na linha de alimentação da bomba de combustível e para isso, é necessário fazer a inserção de um relé, que será acionado eletronicamente para interromper o funcionamento dessa bomba. E essa ação de cortar um fio pode caracterizar uma intervenção no sistema original do veículo. Mas nem todos os rastreadores possuem o recurso de bloqueio remoto.

Como qualquer outro acessório, é importante ter cuidado na hora da instalação do rastreador. Em casos extremos, pode acarretar até um incêndio no automóvel. Então, antes de tomar qualquer decisão, informe-se e procure empresas que garantam um serviço de qualidade!

Com informações de Vinicius Montoia, do Autoo.