Muitas pessoas não conhecem a verdadeira função dos faróis de neblina. Algumas, até os confundem com os faróis de milha, mas as suas funções são completamente opostas.
Os faróis de neblina são muito úteis, mas não são obrigatórios. Entretanto, eles fazem uma diferença grande para os motoristas que tem o equipamento no veículo.
Em situações de visibilidade baixa, causada pelo clima, os faróis de neblina iluminam as faixas e sinalizadores no asfalto, por esse motivo são instalados na parte mais baixa dos para-choques, a cerca de 25 cm do chão.
O facho não é forte e é voltado diretamente para o chão. Já os faróis de milha, são bem mais fortes e direcionados para frente, tanto que superam, completamente, a iluminação dos faróis.
Outro ponto importante é que não existe horário para usar os faróis de neblina, mas sim situações ideais, como nevoeiros densos, chuvas pesadas, nevascas, tempestades de areia e até mesmo a fumaça causada por grandes queimadas.
Entretanto, para ligar os faróis de neblina, é obrigatório que os faróis baixos também estejam ligados, caso contrário, você estará cometendo infração média, podendo levar multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.
Além dos faróis, também existem as luzes de neblina, localizadas na traseira. O seu uso deve ser mais ponderado, visto que elas são facilmente confundidas com as luzes de freio e ofuscam quem está atrás. Use-as apenas em situações onde a visibilidade é muito baixa.
Com informações de João Vitor Ferreira, da Quatro Rodas.