Fazer a manutenção periódica no veículo evita problemas maiores e até acidentes por falha mecânica, então, segue a lista do que deve ser verificado e o tempo para cada uma.

O filtro de óleo precisa ser substituído junto ao óleo, conforme a quilometragem, a viscosidade e aditivação do óleo.

Já o óleo do motor precisa ser substituído de acordo com sua composição ou usando o parâmetro de tempo de no máximo seis meses, mesmo não atingindo a quilometragem necessária.

A correia dentada tem a troca recomendada entre 60 mil a 100 mil quilômetros rodados. Enquanto o fluído de freio a cada 10 mil km ou um ano de uso e a bomba d’água a cada 40 mil e 60 mil quilômetros.

Peças como, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de cabine, velas de ignição, fluido de transmissão e de arrefecimento, bateria, amortecedores e suspensão, lâmpadas e fusíveis devem ser verificadas com mais frequência, além das revisões regulares.

Já os pneus devem ser trocados a cada cinco anos ou ao atingir o indicador do desgaste da banda de rodagem, conhecido como TWI, que fica no sulco do pneu para demarcar quando atingem o limite de vida útil. Com relação ao rodízio, este é indicado a cada 10 mil km.

Quando o carro é bastante usado, como no caso dos motoristas de aplicativo, a substituição de peças, muitas vezes, precisa ser feita na metade do tempo recomendado no manual do proprietário. Situações como andar em estradas de terra ou carregar muito peso também entram nessa lista.

Com informações de Fernando Pedroso, do Autoesporte.