A luz da injeção eletrônica é um sinal importante e merece atenção, já que o sistema de injeção exerce um papel fundamental no veículo, pois está ligado ao consumo e ao desempenho. Para isso, leve o carro a uma oficina bem equipada e que seja de sua confiança.
A boa notícia é que nem sempre a luz acessa é um sinal de problema sério, como por exemplo, pode ser apenas a o bocal de combustível solto ou se o tipo de combustível usado está correto. No caso de problemas mais sérios podem ser: falhas nos sensores de oxigênio, no catalisador ou em outros componentes críticos do sistema de injeção.
Se a luz estiver acesa, mas o carro estiver funcionando normalmente, você pode continuar dirigindo, apenas evitando acelerar muito e fazer movimentos bruscos.
Na oficina, vão colocar o carro em um “scanner”, que fará a leitura dos códigos de erro registrados pelo sistema e podem aparecer três cores: verde (tudo normal), amarelo (atenção) e vermelho (pare). Somente a vermelha indica algo crítico, que vai requerer a parada imediata do veículo.
Só não tente resolver o problema sozinho, muito menos ignore a luz acesa. Cuidar do sistema de injeção é essencial para garantir a confiabilidade e o desempenho do veículo.
Com informações de Carlos Guimarães, do Autoo.