Com as altas temperaturas que estão atingindo o país, cada vez mais, donos de veículos que não possuem ar-condicionado, pensam na possibilidade de instalar o item. E sim, é possível! É um serviço com algumas dificuldades, mas é possível!
Para instalar o ar-condicionado são necessários cinco componentes principais: compressor, condensador, ventilador, válvula de pressão e reservatório. É possível comprar essas peças de forma avulsa, porém, o ideal é encontrar os componentes de um modelo usado em boas condições, para que fique igual ao veículo quando sai de fábrica.
Dessa maneira, o proprietário estará garantindo a compatibilidade de todo o sistema de ar-condicionado. Já no caso de itens como o conjunto do evaporador, chicote, condensador e mangueiras, por exemplo, dependem de encaixes e instalações elétricas.
Porém, mesmo utilizando peças originais, o ar-condicionado não terá o mesmo desempenho do que vem de fábrica, alguns problemas podem surgir, como vazão de gás ou falhas no ventilador, e o orçamento pode chegar a R$ 5.000.
Com informações de Cauê Lira, do Autoesporte.