Se a sua única preocupação é a multa, saiba que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê penalidade apenas para quem passa no sinal vermelho, o que é considerado infração gravíssima e que resulta em sete pontos na carteira de motorista, além de multa de R$ 293,47. Porém, se um agente de trânsito entender que a sua manobra colocou em risco outros condutores ou pedestres, ele pode aplicar a infração.
Conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, a definição para o sinal amarelo é indicar o término do direito de passagem. “O condutor deve parar o veículo salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança”. Logo, o sinal amarelo deve ser usado para iniciar o processo de frenagem, evitando freadas bruscas.
Durante a madrugada, algumas cidades deixam o semáforo amarelo piscando, o que libera a passagem para todos os lados, melhorando a fluidez e a segurança no trânsito. Entretanto, é necessário diminuir a velocidade e checar se outros carros estão vindo, para evitar acidentes.
Portanto, quando o sinal ficar amarelo, é melhor desacelerar, evitando colocar a sua vida e de outras pessoas em risco.
Com informações de Thais Villaça, do Autoesporte.