Mesmo pensando na preservação do documento, é proibido plastificar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entretanto, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê o ato como crime!
Caso você tenha plastificado e seja parado por alguma autoridade, a sua CNH será recolhida para averiguação e ficando comprovado que ela é legítima, o documento deixará de valer e você precisará emitir uma nova via no site do Detran.
Se você utiliza o documento de forma digital, pelo aplicativo gratuito “Carteira Digital de Trânsito”, poderá aguardar a segunda via chegar sem maiores problemas. Caso contrário, não poderá dirigir, ou estará cometendo uma infração gravíssima, que acarreta multa de R$ 293,47 e 7 pontos.
Para evitar esse tipo de transtorno, a informação “Proibido Plastificar” está impressa, no canto esquerdo, da parte de trás, da CNH.
Com a plastificação do documento, a leitura do dispositivo de segurança pode sofrer interferência, além de não ser possível ver a parte interna da CNH, onde está o QR-code e outros itens de segurança. E se fosse permitido plastificar, com certeza seria muito mais fácil a falsificação.
Com informações de André Schaun, do Autoesporte