As películas antivandalismo podem ser um bom item de segurança para quem passa horas no trânsito ou estaciona o carro na rua. Elas não substituem uma blindagem, mas é uma proteção e custa muito menos.

A película é composta de lâminas de poliéster que aumentam a resistência do vidro em casos de tentativa de violação ou de colisão do automóvel. Quanto maior o número, mais espesso e maior é o nível de proteção: PS4, PS8, PS12, entre outras.

O filme escolhido pode ser translúcido, tonalizado ou escurecido. Mas é necessário seguir as novas regras para utilização de insulfilm e película antivandalismo tonalizada, atualizadas há pouco pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A falta de preocupação pode gerar uma multa de R$ 195,23.

A instalação varia conforme a espessura escolhida. No caso da PS4, o trabalho leva em média duas horas. Já com a PS12, é necessário deixar o carro 24 horas na loja, para que os vidros sejam retirados. E o produto só pode ser instalado nos vidros laterais, por conta da sua estrutura, que parece uma garrafa PET.

Qualquer carro pode receber a película antivandalismo, que é cortada de um rolo, como um pedaço de tecido e que ainda pode vir com uma camada de proteção contra raios ultravioleta. O preço também varia conforme a espessura.

Mesmo protegendo contra fortes pancadas, o produto não bloqueia tiro, como no caso de uma janela blindada, mas desencoraja os criminosos que precisam agir rapidamente.

Com informações de Alexandre Izo, do Autoesporte.