Além de manter o veículo fresco nos dias quentes ou desembaçar os vidros nos dias de chuva, manter o ar-condicionado em perfeito funcionamento também preserva a saúde dos ocupantes.
O filtro do ar-condicionado impede a passagem de carbono, silício, ácaros e poeira proveniente de outros componentes do automóvel. Quando saturado, pode se transformar em um propagador de colônias de fungos e bactérias.
Durante a revisão, que deve ocorrer a cada 10.000 km ou 12 meses, deve ser feita uma análise do sistema para limpeza ou troca de filtro.
Porém, caso o motorista sinta algum odor ao ligar o ar, ou ouça algum barulho no caso dos carros que utilizam compressor com correia, ou até mesmo observe variação de energia nos carros que o sistema tem acionamento do compressor de forma elétrica, a orientação é procurar uma ajuda especializada. Caso o ar-condicionado não esteja gelando o ambiente, também é sinal de que algo está errado.
Com os veículos que rodam em locais de muita poeira, a atenção precisa ser redobrada e provavelmente a manutenção deverá ser feita antes do período estimado.
Para garantir que o ar-condicionado funcione perfeitamente sem a necessidade de manutenção precoce, o sistema deve ser utilizado com certa frequência e não deve trabalhar por longos períodos, em limites de temperatura e refrigeração.
 
Com informações de Marcelo Monegato, do Autoesporte.