1 – A prova: conforme a lei, são 30 questões de múltipla escolha, sendo que apenas uma está correta e para ser aprovado, é necessário acertar 70% das perguntas, o que corresponde a 21 questões. Elas são formadas proporcionalmente a carga horária dos temas lecionados na autoescola, ou seja, 2 de legislação (incluindo infrações e sinalização), dez de direção defensiva, três de primeiros socorros, três de cidadania e meio ambiente e duas de mecânica básica.
2 – Leia atentamente as questões: mesmo que a pergunta pareça muito fácil, leia cuidadosamente para não cair em pegadinhas. Ao todo, são 40 minutos para realizar a prova, o que dá 1 minuto e 20 segundos para cada questão.
3 – Não fique com dúvidas: por mais que sua dúvida pareça pequena, pergunte tudo o que desejar ao professor, anote e estude em casa, isso pode evitar que você fique na dúvida entre duas alternativas na hora da prova.
4) Faça o simulado: Ele foi criado pelo Detran para ajudar os candidatos e todas as perguntas do simulador são do mesmo banco das questões do exame. Além de que o tempo é o mesmo da prova. são 40 minutos para responder 30 questões.
5) Chegue cedo: no dia do exame, se programe para chegar com antecedência, pois normalmente não há tolerância de horário. Também não esqueça de levar caneta esferográfica azul ou preta e documento de identificação com foto.
Se mesmo com tudo isso você não passar, será necessário pagar uma taxa e remarcar a avaliação. A taxa varia conforme o Centro de Formação de Condutor (CFC), mas custa em média R$ 40. Desde a aprovação da Lei 14.071 de 2020, não é preciso esperar 15 dias para reagendar o teste.
Com informações de Emily Nery, do Auto Esporte.