Você deve estar se perguntando como isso é possível, não é mesmo? Bom, é claro que os carros elétricos e híbridos poluem menos, mas o que a pesquisa realizada pela Footman James, seguradora britânica de veículos clássicos, quis mostrar é algo mais profundo.

Um veículo elétrico emite em torno de 563 kg de gás carbônico por ano, considerando a distância média percorrida de 1.931 km anuais no Reino Unido. E como os carros clássicos normalmente rodam aos finais de semana ou em ocasiões especiais, emitem menos gases poluentes.

Mas o ponto alto da pesquisa está no processo de produção dos carros elétricos. Um Volkswagen Golf emite cerca de 6,8 toneladas de CO2 no ano. Já o Polestar 2, da Volvo, pode emitir até 26 toneladas de carbono em sua produção, principalmente por conta das baterias. Ou seja, em média, é 70% a mais de CO2.

Sendo assim, para alcançar esse nível de poluição, os carros clássicos teriam que rodar todos os dias, por 46 anos. Sendo assim, diversas montadoras já se comprometeram em melhorar seus métodos de produção, tornando os veículos mais eficientes e sustentáveis.

Até 2030 a Polestar já garantiu que será uma marca totalmente neutra em emissões de carbono e a BMW já está trabalhando com processos menos poluentes e com uso energia renovável.

Com informações de Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro.