O sistema Intelligent Speed Assistence (ISA) promete literalmente frear os motoristas que acelerarem mais do que o permitido. Incorporado ao pacote ADAS de segurança semiautônoma nos carros europeus, ele trabalhará em conjunto com outros recursos como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e o sistema de leitura de placas.
Ao perceber que o motorista ultrapassou o limite de velocidade, será emitido um alerta sonoro e visual para o condutor, que caso continue acelerando, sentirá uma pressão maior no pedal do acelerador, o que exigirá mais força para ser pressionado e em último caso o ISA pode frear o veículo até que ele chegue ao limite de velocidade permitido.
Porém, se necessário, é possível desabilitar o sistema apertando um botão ou pisando o acelerador com mais força, assim, o programa entende que a velocidade extra é necessária. Ele também tem uma margem de erro de 10% em algumas situações, como mudança climática.
O ISA não torna os carros autônomos, eles continuam sendo semiautônomos de nível 2, que exige as mãos no volante e atenção na pista. O sistema deve se expandir para outros continentes a partir de 2024, e pode até chegar à América do Sul.
Com informações de Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro