A aquaplanagem pode acontecer quando se dirige com chuva e a água diminui o atrito do pneu com o asfalto, fazendo o carro deslizar. Porém, a Universidade de Coventry, da Inglaterra, já está testando um dispositivo para impedir que isso ocorra.

A tecnologia, chamada Run Dry Traction System (RDTS), dispara um jato de gás comprimido na frente da roda do veículo, criando um trecho seco na estrada e fazendo com que os pneus voltem a ter contato com o solo.

O protótipo, que pode ser instalado em carro, ônibus, caminhões e motos, já reduziu em até 60% o tempo que leva para um veículo parar em locais com água acumulada e diminuiu a distância de parada entre 3 e 5 metros, com velocidades perto dos 100 km/h.

Porém, enquanto o dispositivo não começa a ser fabricado e vendido, vale lembrar que não se deve frear bruscamente em momentos de chuva, já que o pneu pode travar e flutuar sobre a água.

Em caso de aquaplanagem, deixe o veículo inerte. Apenas visualize o que vem pela frente e tire o pé do acelerador até perceber que o trecho não tem mais água acumulada.

Outra questão importante são os cuidados com os pneus, que se estiverem “carecas”, facilitam ainda mais para que o fenômeno ocorra.

Com informações de Vitória Drehmer e André Schaun, do Auto Esporte.