Antes de tudo, para fazer a Declaração do Imposto 2022 é necessário baixar o programa do IRPF 2022 no computador ou o aplicativo no celular.

Caso você nunca tenha declarado ou não tenha salvado as informações do ano passado, será necessário clicar em “Iniciar Declaração em Branco” e preencher seu CPF e nome completo.

Para declarar o seu carro, selecione o ícone de “Bens e Direitos”, clique em “Novo”, em seguida “Código” e procure pelo 21 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.

Já no campo “Discriminação”, informe os detalhes da aquisição, como os dados de quem você comprou o carro, seja empresa ou pessoa física; a marca; o modelo; o ano de fabricação; a placa; a data; e a forma de aquisição. Se tiver sido financiado, informe a quantidade de parcelas, além do Renavam.

No campo “Situação em 31/12/2021” coloque o valor total pago pelo bem até esta data, mas não atualize o valor do bem. Continue informando o mesmo preço até que este veículo seja vendido, quando então você dará baixa na ficha “Bens e Direitos”.

Caso o veículo tenha sido adquirido em 2021, informe o valor pago até 31/12/2021 no campo “Situação em 31/12/2021” e deixe em branco o campo “Situação em 31/12/2020”. Então, basta dar “OK” para salvar o arquivo.

Para declarar um carro financiado, em que o bem é dado como garantia do pagamento (alienação fiduciária), não é necessário informar o empréstimo no quadro “Dívidas e ônus Reais”. Basta seguir o passo a passo informado acima.

Porém, se o carro for financiado, é necessário somar o valor da entrada e de todas as parcelas pagas até aquele momento no campo “Situação em 31/12/2021”- não só o valor pago em 2021, mas a quantia total paga até o ano passado. Só coloque o valor total do bem se o pagamento tiver sido à vista.

Com informações de Emily Nery, do Auto Esporte.