Não importa se for uma garoa ou uma tempestade, dirigir com chuva sempre exige mais atenção e manter o para-brisa com boa visibilidade é essencial.

O uso do ar-condicionado é a melhor solução para os vidros não embaçarem. Basta ligar em uma baixa temperatura e com o vento direcionado para o vidro. Se o carro tiver a função de desembaçar, é só apertar o botão e tudo será resolvido rapidamente.

Se você não tiver essa opção, deixa a janela um pouco aperta, uma pequena fresta é o suficiente. Dessa maneira, o interior do carro fica em uma temperatura próxima à externa, impedindo o choque térmico.

Se mesmo com a janela um pouco aberta a chuva ainda entrar, a solução é instalar calhas na parte superior das portas. Não é esteticamente agradável, mas ajuda quem não tem ar-condicionado no carro.

As entradas de ar do carro também podem ajudar a manter os vidros desembaçados. Elas irão manter a temperatura interna similar à externa, impedindo que a umidade se condense ao tocar no vidro.

A velha e boa flanelinha é uma excelente alternativa. Mesmo que o carro tenha ar-condicionado, elas são necessárias e ajudam a desembaçar não apenas o vidro dianteiro, mas também as janelas e retrovisores. Escolhas as que são feitas de microfibra. Evite ao máximo utilizar as mãos, pois a oleosidade da pele acaba se misturando com a água e deixa a situação ainda pior.

O limpador de para-brisa é peça fundamental na hora de dirigir com chuva. Portanto, as palhetas precisam estar perfeitas e as borrachas não podem estar ressecadas. Mantenha a manutenção preventiva para não ser pego de surpresa.

Assim como o limpador deve estar funcionando corretamente, o reservatório do esguicho do para-brisa deve estar cheio. Quando a água se misturar com a sujeira do vidro, ele ajudará a melhorar a visibilidade. Use um aditivo próprio para limpar e evitar riscos, jamais detergente de cozinha, pois o excesso de sabão pode criar espuma e prejudicar ainda mais a situação.

Com informações de Marcelo Monegato, do Auto Esporte.