Para atravessar um trecho alagado, o motorista precisa ter muita atenção e saber de algumas técnicas para que o carro não “morra” no meio do caminho. A primeira, é analisar a altura da água, caso esteja acima da metade da roda ou do vão inferior da porta, não arrisque! Assim como, se tiverem outros carros parados no meio do caminho.
Porém, se os carros à frente estiverem conseguindo passar, siga as dicas abaixo para que a travessia seja a mais tranquila possível:
– Não atravesse uma correnteza, pois a força das águas pode arrastar o veículo, colocando em risco a vida de todos que estiverem dentro.
– Para atravessar um alagamento, o ideal é usar a primeira ou a segunda marcha e manter o giro do motor com uma rotação por volta dos 2.500 rpm, para que a água não entre pelo escapamento, que em muitos casos está submerso, evitando que o carro “morra”.
– Evite trocar de marcha durante a travessia, já que no momento da troca, os gases que saem do escapamento podem não ter força suficiente para impedir a entrada de água no sistema.
Se o veículo estiver na segunda marcha e começar a perder força, reduzir para a primeira pode impedir que o veículo fique parado no alagamento. No entanto, essa mudança deve ser feita sem tirar o pé do acelerador.
– No caso de carros automáticos, o motorista não deve seguir com o câmbio na posição D (Drive), pois o sistema pode efetuar uma troca de marcha, fazendo o carro perder força e permitindo que a água chegue ao motor pelo escapamento. Então, a recomendação é colocar o câmbio na opção que o motorista seja o responsável pelas trocas de marchas.
– Os freios precisam de uma atenção especial após ficarem submersos durante a travessia, pois podem ter a sua capacidade de frenagem prejudicada após sair do alagamento. Evite frenagens bruscas por um tempo.
– Caso você não consiga atravessa o alagamento e o carro “morra”, não tente dar a partida novamente, as peças do sistema elétrico podem ter sido danificadas e uma pane causaria danos ainda maiores.
Com informações de Marcelo Monegato, do Auto Esporte.