Para quem vai tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela primeira vez tem o prazo máximo de 12 meses para finalizar o processo, seja pela situação financeira ou por possíveis reprovações durante as etapas, conforme estabeleceu o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União como Deliberação Contran nº 248/21.

O processo de retirada da CNH inclui exames de aptidão física e psicológica, além de 45 horas de aulas teóricas para a realização da prova teórica, com 30 questões. Sendo que para ser aprovado, o candidato precisa acertar 70%, ou seja, 21 questões.

Após ser aprovado, é a vez do curso prático de direção com, no mínimo, 20 horas, tanto para a categoria A (motocicleta) quanto para categoria B (automóvel). Em seguida, o candidato faz a prova prática e se passar, está aprovado.

É importante ressaltar que muitos golpistas tentam oferecer a CNH sem necessidade de a pessoa realizar todas essas etapas que são exigidas por lei. O interessado efetua o pagamento que eles solicitam, porém, nunca recebe o documento. Então, estude e faça tudo corretamente para não ter problemas!

Com informações de André Schaun, do Auto Esporte.