Já vimos nas ruas ou em vídeos, carros sendo completamente consumidos pelo fogo. As causas que levam a isso são variadas, desde problemas mecânicos até fatores externos. Mas elas podem ser evitadas.
Vazamento de combustível
Com a manutenção periódica é possível verificar se as mangueiras de alimentação estão ressecadas ou mal encaixadas, já que isso pode ocasionar vazamento de combustível, que consequentemente faz com que a gasolina ou o etanol entre em contato com partes quentes do carro e provoque o início de um incêndio. Frequente sempre oficinas mecânicas de confiança e procure uma assistência técnica especializada.
Instalação de acessórios e equipamentos não homologados
Buscar pelo mais barato pode acarretar sérios problemas e a instalação de acessórios que não são homologados pela fabricante é um estopim para o início de um incêndio.
Seja uma central multimídia, um módulo de som ou mesmo um aparelho de ar-condicionado, vai exigir mais corrente da bateria e o carro precisa estar preparado. Instalação malfeita e fios desencapados, são grandes facilitadores para o fogo.
Pane elétrica
Mais um item que pode ser evitado com a manutenção preventiva. Chicotes mal conservados, fios desencapados ou mesmo a caixa de fusíveis do veículo em condições precárias podem causar um incêndio. O cheiro de queimado no interior do veículo é sinal de que algo está errado.
Sistema de arrefecimento
Problemas com o sistema de arrefecimento do motor também podem ocasionar um incêndio. Já que a falta do líquido que refrigera o motor faz com que o propulsor trabalhe em temperaturas mais elevadas, aumentando consideravelmente as chances de o motor fundir. Isso pode rachar o bloco, provocando vazamentos de substâncias – fluidos e combustível – que podem começar um incêndio ao entrar em contato com partes quentes do carro.
Fatores externos
Um exemplo clássico é quando o motorista para o carro sobre a grama e as palhas ressecadas entram em contato com partes incandescentes do veículo, como o motor ou escapamento, e então o fogo tem início. Ruas sujas ou enxurradas podem prender sob o carro elemento inflamáveis, como papel ou papelão e assim, também iniciarem um incêndio por conta do contato com peças quentes do veículo.
Com informações de Marcelo Monegato, do Auto Esporte.