O protetor de cárter, que é uma chapa de aço instalada na parte de baixo do carro, ajuda a impedir que objetos jogados nas vias atinjam o cárter, local onde está armazenado o óleo lubrificante. Caso este compartimento se rompa, pode ocorrer o vazamento do óleo, causando diversos problemas ao veículo, até mesmo a quebra do propulsor.
Porém, nem todos os carros precisam do protetor de cárter, já que alguns fabricantes desenvolvem seus motores com um reforço de chapas. Se a instalação for recomendada, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa e só utilize protetor de cárter homologado pela fabricante.
Essa peça exige pontos de fixação em locais determinados, para que outros componentes do veículo não sejam danificados ou algumas funções sejam prejudicadas, como o sistema de refrigeração do próprio motor.
O protetor de cárter não é um item de série, ou seja, os carros não saem de fábrica com ele, nem são obrigatórios. Mas a peça é oferecida como um acessório, com preços que variam de acordo com o modelo, no momento da negociação do veículo na concessionária.
A maneira como você utiliza o carro diz muito da necessidade de instalação da peça. Para quem anda em vias asfaltadas, o protetor não é tão recomendado. Já para quem encara estradas de terra e acidentadas, a peça é uma excelente proteção.
Com informações da redação do Autoesporte