Estar com a manutenção preventiva do carro em dia pode ajudar a manter a segurança no trânsito durante o período de chuva.

E quando pensamos em carro e chuva, o limpador de para-brisa é uma peça fundamental, já que é ele que garante a visibilidade. Portanto, seu funcionamento, em todas as velocidades, é mais do que necessário. Assim como as borrachas devem estar em bom estado, para eliminar a água do vidro e o reservatório dos lavadores, dianteiro e traseiro, precisam estar completos.

Outro item importante é o sistema de circulação de ar, já que, caso os dutos estejam entupidos, os vidros podem ficar embaçados na hora da chuva e prejudicar a visibilidade.

O desembaçador do vidro traseiro quase não apresenta problema, mas caso um dos filetes seja danificado, o sistema não irá funcionar corretamente, atrapalhando muito o motorista.

Os pneus são as peças que garantem o contato do veículo com o asfalto e suas ranhuras expelem a água, para que esse contato ocorra durante a chuva, garantindo que o controle do carro seja mantido, principalmente nas curvas e frenagens, evitando a aquaplanagem.

Os freios, nas pistas molhadas, assim como os pneus, são extremamente importantes. Então, não deixe de verificar o estado dos discos, das pastilhas, do fluido de freio e de outros elementos do conjunto. Se o pedal estiver duro, trepidando ou fazendo barulho em frenagens suaves, procure um serviço especializado.

E por último, estão os faróis, que lhe ajudam a enxergar e a ser visto por outros motoristas na hora da chuva. Verifique as lâmpadas e os fusíveis dos faróis (lanterna, farol baixo e farol alto), lanterna traseira e luzes de freio, assim como o brake light, que evita colisões traseiras.

Com informações de Marcelo Monegato