A potência roubada do motor pelo funcionamento do ar-condicionado pode variar entre 7,5 e 15 cv, conforme informações do engenheiro da SAE Brasil, Erwin Franieck. Porém, esse consumo de potência depende de alguns fatores do motor e da eficiência e potência do sistema de ar-condicionado do carro.

Durante as acelerações, esse consumo pode diminuir, melhorando a disponibilidade de potência para o deslocamento. Ou seja, o compressor do ar-condicionado é desligado automaticamente, o que melhora o desempenho.

No caso dos modelos de carros que apresentam compressor de ar-condicionado com deslocamento variável, além desse controle, eles ainda ajustam a carga do ar-condicionado, o que ajuda a economizar combustível.

Os carros que possuem sistemas de gestão de energia e que ainda possuem compressor com acionamento elétrico e não eletromecânico, não rouba potência alguma do motor.

Outro ponto interessante, é que nos carros que tem compressor com deslocamento variável, a temperatura pode influenciar na quantidade de potência que será roubada do motor. Já nos carros com sistemas convencionais, o compressor é acionado ou desacoplado conforme a temperatura da cabine.

Já a velocidade do ar, nunca influencia na potência ou no consumo do motor.

Com informações de Fábio Black, da Quatro Rodas.