A manutenção preventiva garante a conservação do carro, evita gastos muito elevados, ajuda na qualidade do ar e claro, é de extrema importância para a segurança. Dentre os itens que devem ser verificados está o filtro de combustível.
O filtro de combustível é usado em todos os motores a combustão, sejam movidos a gasolina, álcool ou diesel, com injeção eletrônica ou carburado. Sua função é reter partículas de sujeira como pó, ferrugem e resíduos do tanque, evitando danos ao sistema de injeção eletrônica, obstrução de orifícios calibrados do carburador, reduzindo gasto de combustível, entre outros.
Caso essa manutenção não seja feita, é possível ocorrer falhas no motor, queima precoce da bomba de combustível e desgaste prematuro de outros componentes. Então, fique atento ao período determinado no manual do proprietário.
No caso dos veículos movidos a gasolina ou etanol, os filtros indicados são para motores carburados e com injeção eletrônica, construídos de carcaça de nylon ou alumínio.
Já os movidos a diesel são feitos com material especial, que impede a passagem de resíduos que podem danificar as peças de injeção. Alguns contam com sistema de dreno e podem ser de lã, de cartucho e do tipo blindado.
Com informações do Auto Destaque