Alguns vídeos, feitos por pessoas sem conhecimento técnico, estão sendo divulgados na internet com a informação de que elas sentiram uma suposta melhora na economia de combustível após colocarem diesel S10 em carros movidos a gasolina. Mas essa é pratica não é indicada e pode provocar danos irreversíveis no motor.

Os combustíveis queimam de forma completamente diferente. No caso da gasolina e do etanol, eles precisam da centelha da vela de ignição. Já o diesel, explode de forma espontânea, por conta da compressão no cilindro.

Ao colocar os dois juntos, cai a resistência à compressão, aumentando as chances de pré-ignição, já que a mistura de ar e combustível entra em combustão antes do cilindro terminar de subir. E essas forças contrárias (explosão jogando o pistão para baixo e a biela empurrando-o para cima) podem provocar danos seríssimos ao motor, que pode parar de vez.

Portanto, a única mistura que pode ser feita no tanque é a de etanol com gasolina, e apenas em carros flex. Nesse caso, não há uma proporção ideal. Quem optar por mais etanol, terá em troca mais potência, porém, um consumo maior e quem colocar mais gasolina, terá uma potencia menor e mais economia.

Com informações de Rodrigo Ribeiro, do Auto Esporte – Serviços