Essa é uma dúvida frequente e algumas pessoas têm opiniões divergentes, mas o correto é sempre manter o carro no Drive, mesmo quando estiver parado no semáforo. O ponto neutro do câmbio automático é usado, basicamente, para pequenos deslocamentos emergenciais, como por exemplo, empurrar o carro para fora da via em caso de pane.

Com a troca frequente de marcha, o câmbio pode ser danificado, já que é normal o motorista selecionar o Drive e acelerar imediatamente para arrancar com o carro. Nesse momento, o câmbio recebe um “tranco” do motor, que pode desgastar diferentes componentes.

Em modelos mais atuais, o ponto neutro entra automaticamente quando o carro para, e um gerenciamento eletrônico segura a aceleração do motor antes que o Drive volte a ser acionado. Se for um incômodo ficar pisando no freio em paradas mais longas, é recomendado acionar o freio de estacionamento (Parking).

Algumas pessoas defendem o uso do Neutro em semáforos, com o argumento de poupar combustível, mas a desprezível economia obtida com essa prática, não compensa o desgaste dos componentes.

E jamais coloque o veículo em ponto Neutro quando estiver andando, além de ser uma infração de trânsito, o câmbio automático não é lubrificado de forma adequada e pode causar danos irreversíveis ao sistema.

Com informações de Rodrigo Ribeiro, do Auto Esporte – Serviços