Ao ligarmos o carro, o painel de instrumentos acende por completo, algumas luzes se apagam, outras não. E é importante sabermos ler o que esses ícones querem dizer. Suas cores também têm significado.
O que aparece em vermelho são símbolos de alerta e exigem mais atenção do motorista, pois podem colocar o funcionamento do carro em risco, caso falhem.
Em seguida, vem os ícones com a cor laranja ou âmbar, que indicam aviso, informações ou falhas, como é o caso do controle de estabilidade.
Abaixo da lista estão as cores azul, verde ou branca, que são usadas para informar itens que estão ativados, como os faróis.
Além das cores, existem símbolos que muitas vezes passam despercebidos, como a seta que fica junto ao marcador de combustível. Ela pode apontar para a direita ou para a esquerda, mostrando em que lado do carro fica o bocal de abastecimento.
O ícone da bateria, quando acende, geralmente indica que o componente está com a carga baixa, mas também pode informar outros problemas, como no sistema elétrico do veículo.
O ponto de exclamação, que é o alerta de que o freio de estacionamento está ativado, tem funções ainda mais importantes. Se ele estiver piscando ou aceso o tempo todo, pode significar um problema grave, como o nível baixo de fluido, que consequentemente indica vazamento e pode impedir o perfeito funcionamento do sistema, principalmente em caso de frenagem de emergência.
Com informações de José Antonio Leme, do Meu Carro – UOL